Muitas empresas já eram adeptas do comércio eletrônico há anos, enquanto outras encontraram nesse ambiente a forma de continuarem operando durante a pandemia.
As medidas mais restritivas fizeram com que milhares de empreendimentos ficassem fechados, e na região metropolitana não foi diferente. Com isso, muitos empreendedores tiveram que se reinventar com soluções como delivery, take away e, claro, o e-commerce.
Os números de vendas online depõem a respeito do grande sucesso que as vendas on-line representam: apenas na região metropolitana de Sorocaba, o faturamento em vendas digitais passou, de R$879,9 milhões, em 2019, para R$1,4 bilhões, em 2020, de acordo com a NeoTrust em parceria com o ComEcomm – Comitê de Líderes de E-commerce.
Em relação ao número de pedidos, no ano de 2019, a soma total foi de 2,3 milhões, enquanto no ano de 2020 chegou a 3,8 milhões. Em termos percentuais, representa um aumento de 60,3% – um marco bastante expressivo de aumento de volume de vendas de um ano para outro.
Esses números indicam um crescimento de 60,5% em relação ao ano 2019. Essa crescente indica uma tendência que já estava em alta e veio para ficar. Hoje em dia as lojas virtuais fazem parte da realidade de grande parte dos comerciantes, que encontraram nessa modalidade um ambiente propício para vendas, pois além de não sofrer com as limitações geográficas, tem um custo operacional muito reduzido em comparação ao comércio físico.
Contudo, o aumento não foi apenas em volume de vendas e em faturamento, já o tíquete médio também subiu, ainda que timidamente, contrariando os efeitos previstos que a crise e a pandemia causariam. Este, ainda, é bom sinal, já que para muitos especuladores esperava-se uma queda nesse percentual.
É válido lembrar que o tíquete médio é uma média que indica o valor de cada venda dentro de um intervalo de tempo. Em 2019, o tíquete médio foi de R$375,45, enquanto no ano seguinte foi de R$375,95, ou seja, houve um aumento de 0,1% no valor médio de vendas.
O crescimento de e-commerce vem sido percebido já muito tempo e encontrou na pandemia o ambiente propício para deslanchar. De acordo com o Fecomercio SP, o faturamento obtido nas vendas eletrônicas na região de Sorocaba, no primeiro trimestre de 2018, foram de R$164 milhões de reais. Esse número, por sua vez, representou um crescimento de 10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A partir desses dados, observamos que as lojas virtuais vêm obtendo um bom desempenho já há alguns anos, contudo, em 2020 atingiu o ápice, e os comerciantes que negligenciam o poder das vendas online certamente estarão deixando de aumentar consideravelmente sua lucratividade.
Vale lembrar que a região metropolitana de Sorocaba engloba municípios como Itú, Votorantim, Boituva, São Miguel Arcanjo, Itapetininga, Tatuí, Porto Feliz e Tapiraí, dentre alguns outros.
A modalidade de compras online não demorou para cair no gosto dos brasileiros, que logo se adaptaram à nova realidade, que acabou sendo ainda mais amplificada durante a pandemia, já que as compras físicas, em muitos setores, foram temporariamente cessadas.
Com isso, os empresários que conseguiram se adaptar à nova realidade tiveram mais chances de conseguir um melhor desempenho. Tamanho o sucesso do e-commerce, que muitos não pensam em deixar de lado essa modalidade de vendas, nem mesmo após a pandemia em regularização total do comércio físico.